2

Gêneros Musicais

Postado por Alexandre no dia 14 de março de 2008 às 8:12 PM
Hoje em dia existem centenas de gêneros musicais. Muitas pessoas não sabem exatamente a classificação do que sua banda favorita toca. Rock, Punk, Hardcore, Indie, etc. Por isso vamos classificar hoje alguns ramos mais comum do rock.

Rock And Roll: (também escrito Rock n' Roll) é um gênero de música que emergiu e se definiu no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, rapidamente se espalhando pelo resto do mundo. Evoluiu mais tarde para diversos sub-géneros no que hoje é definido simplesmente como "rock". Os instrumentos mais comuns no rock and roll são a bateria, guitarra elétrica, o baixo e muitas vezes um piano ou teclado, embora no início, o principal instrumento tenha sido o saxofone, posteriormente substituído pela guitarra no final dos anos 50.

Pop Rock: é uma variação do estilo musical conhecido como rock, num estilo popular, com atitudes mais calmas, próximo ao estilo comum de música pop.

Alternative Rock: Os termos rock alternativo e música alternativa foram cunhados no começo dos anos 1980 para descrever gêneros musicais influenciados pelo punk rock que não se encaixavam em nenhuma classificação conhecida na época. Às vezes era usado para rotular artistas undergrounds dos anos 1980 e bandas de rock and roll dos anos 1990. Mais especificamente, englobava a maioria dos gêneros que surgiram nos anos 1980 e que tornaram-se conhecidos nos anos 1990, como o indie rock, post-punk, rock gótico e college rock.

Indie Rock: é um estilo musical que caracteriza bandas que não são lançadas por grandes gravadoras, porém o grande sucesso de algum desses grupos os lançaram diretamente para gravadoras de grande porte, embora o som na maioria dos casos, não perca a identidade, fazendo com que tais bandas, mesmo com o sucesso de público e grande repercussão na mídia, sejam consideradas bandas alternativas. O estilo, sonoramente, é uma especie de rock alternativo, só que não tão alternativo. E por causa dessa definição, hoje em dia existem milhares de tipos de indie rock.

Emo (Emocore): (abreviação do inglês emotional) é um gênero de música derivado do Hardcore. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Washington, DC que compunham num lirismo mais emotivo que o habitual.

Punk Rock: Durante o meio da década de 70, rock perdia popularidade, e sua vertente mais popular na época era o rock progressivo. Um grupo de bandas começou a tocar em lugares pouco populares, entre elas Iggy Pop e os Stooges, The Voidoids e Johnny Thunders and the Heartbreakers, entre outras. Tinham como influência a música hippie e propagavam um estilo fácil, com letras sobre diversão, drogas e coisas da adolescência. Esse grupo de bandas atingiu algum destaque, e influenciou outras já citadas anteriormente, entre elas os Ramones, que possuíam um estilo ainda mais simples que o de suas influências. Essa banda foi essencial para a popularização do novo estilo.

Hardcore: No contexto punk, refere-se à cena musical surgida internacionalmente através da "segunda onda" do punk, no começo da década de 1980, e mais comumente à um estilo de punk rock caracterizado inicialmente por tempos extremamente acelerados, canções curtas, letras baseadas no protesto político e social, revolta e frustrações individuais, cantadas de forma agressiva.

Hard rock: É um gênero musical que teve grande sucesso durante as décadas de 70 e 80, principalmente.Tratou-se de um regresso aos princípios do Rock'N'Roll, na sua base mais primária, apoiado por uma seção rítmica proeminente, arranjos simples (há muitas exceções, como Deep Purple e Led Zeppelin), e som ao máximo da sua potência. A formação típica era constituída por baterista, baixista, guitarrista, e por vezes, um tecladista e, é claro, um vocalista, que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos para dar mais peso ainda à música.

Heavy Metal: é proveniente da Inglaterra, sendo gênero que nasceu com base no hard rock inglês e considerado por muitos como o "vovô do metal", pois foi à partir do mesmo que surgiram todos os outros sub-gêneros (thrash metal, black metal etc.). O metal se caracteriza pela predominância sonora de guitarras amplificadas, por vezes sob o efeito de pedais de distorção, com ritmos rápidos, amplificados. Outras características marcantes do metal são a velocidade, distorção e peso do som, que também é marcado por virtuosos e longos solos de bateria, baixo e, principalmente, guitarra.

Industrial Metal: é basicamente a junção entre o Rock and roll "pesado" e a música eletrônica. Mais especificamente, ele agrega em si influências tão díspares quanto o EBM, Thrash Metal, Música industrial, Noise rock (The Swans, Big Black) e Pós-punk (Killing Joke, Public Image Ltd).

Fonte: Wikipédia

2 Comments


o que eu estava procurando, obrigado


Tudo está certinho, bonitinho, corretinho...

Mas...

Simplificadamente o rock foi perdendo a origem com o tempo,devido a grande produção comercial envolvida. Assim alienando o movimento conforme as mídias internacionais dejavam.

Isso porque as bandas movimentavam a juventude, um grande exemplo está WOODSTOCK.

O governo americano não gostou de John Lenon na época devido às suas
canções envolvendo contra a Guerra do Vietnã. E existem outros exemplos...

Quando o movimento acabou de ser totalmente alienado, o rock virou propaganda de pessoas como AXl ROSE
que canta de cueca, e outras figuras que não tem nada haver com a ordem pura do que era nos anos 60 e 70, que apesar de fazerem um rock "bem feito" não tinha nada haver, com o propósito do rock.

Partiu tudo para o comércio roupas e etc. O rock perdeu o valor.

Um exemplo bem claro é o que foi feito com o PUNK.

O metal surgiu como uma agressão a tudo o que aconteceu, e que nada foi resolvido. E as atitudes do som eram cada vez mais Brutais, deste modo perdendo toda a essência do Rock n Roll.

E isso foi virando uma PORQUERA!!!

aí aparecem os pôsers, os emos e etc, em que só é VISUAL.

VIROU PRODUTO NA MAIORIA ESSENCIALMETE DESCARTÁVEL.



rock não é apenas um gênero mas um movimento.


Pode se dizer que rock é música quando são canções.Podendo abranger vários estilos diferentes.

E a música serve para elevar o estado de espírito e a alma.
Envolvendo energia em cada som emitido.

Muitos sons não fazem bem a saúde e devem ser ouvidos não com muita frequência.

Os anos 90 foram extremamente politicamente correto no auge do grunge, que pra mim é muito móle e sem graça, muito politicamente correto. É tão certinho, tão certinho que tambem não tem haver com o movimento.


O rock é a sinergia da juventude que deseja mudar o mundo de alguma forma.


Tá aí pincelada com o que ouve com o ROCK da origem

Copyright © 2009 Arquivo Insólito All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.